Vai lançar produto no mercado? Veja (X) estratégias infalíveis!

4 minutos para ler

Lançar um produto no mercado não é uma tarefa fácil. É preciso planejar corretamente cada uma das etapas do lançamento, entender e superar os desafios do seu segmento para, só assim, conseguir atrair os clientes certos e garantir o sucesso das vendas.

Mas, afinal, como esse processo funciona na prática? Neste artigo, apresentamos 5 estratégias que você pode adotar para lançar um produto novo no mercado. Continue a leitura e confira!

1. Escolha as ferramentas certas

Uma das primeiras e mais importantes etapas do seu lançamento é conhecer o mercado e a demanda por esse determinado produto. Para isso, existem algumas ferramentas específicas que podem te ajudar a pesquisar e fazer uma análise detalhada sobre um determinado cenário.

O Google Trends é uma ferramenta de pesquisa que analisa as buscas por uma determinada palavra-chave. Além disso, ainda é possível comparar dois termos para entender qual deles tem o maior volume de pesquisas. Mas isso é só o começo! Existem plataformas específicas que apresentam informações ainda mais direcionadas para as suas necessidades.

2. Pense no seu público-alvo

Um público-alvo bem definido — e trabalhado — é essencial para o sucesso do seu lançamento. Isso porque você precisa saber exatamente para quem deseja vender para garantir uma divulgação realmente eficiente.

Quem é o público do seu produto? Quais tendências ele costuma seguir? É preciso fazer uma pesquisa detalhada sobre os seus potenciais clientes de forma a identificar o seu perfil sociodemográfico e comportamental.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil desenvolver um produto que seja direcionado para atender a uma determinada demanda e, consequentemente, trabalhar em uma estratégia de lançamento e divulgação mais bem direcionada.

3. Defina a embalagem

A embalagem é a principal “casa” e porta de entrada do seu produto, por isso é muito importante que ela seja trabalhada de forma planejada e estratégica. Ao contrário do que muitos profissionais acreditam, esse processo não pode ser feito de qualquer forma e, na maioria das vezes, é preciso contar com um designer experiente para o desenvolvimento.

Durante esse processo de criação, é importante fazer diferentes testes. Lembre-se de que, muito mais do que um “papel” que cobre o seu produto, uma boa embalagem pode fazer toda a diferença no sucesso do seu lançamento no mercado.

4. Crie um nome de impacto

Um nome de impacto pode ser o diferencial que você precisa para se destacar no mercado. Isso porque a marca influencia diretamente na escolha dos consumidores quando estão diante de dois produtos semelhantes. E você vai querer usar isso a seu favor, certo?

Para alcançar um resultado ainda mais positivo no seu lançamento, é preciso ir além. Mais do que um bom nome, desenvolva um conceito e uma identidade visual realmente interessante, criativa e atrativa para o seu público. Você pode fazer alguns testes de receptividade e fazer as adaptações até encontrar a opção ideal.

5. Escolha um lugar ideal para divulgar

Por último, mas não menos importante: onde o seu produto vai ser divulgado? Sim, isso faz toda a diferença. Afinal, os pontos de vendas podem — e devem — estar diretamente ligados com o posicionamento da sua marca e os produtos e serviços que ela oferece.

Depois de entender o perfil do seu público, você vai ter uma maior facilidade para identificar os melhores pontos de divulgação de acordo com a persona que pretende atingir. Foque nesses canais e evite o desperdício de recursos em locais que não apresentam grande potencial.

E para garantir o sucesso do seu lançamento, evitando erros comuns que alguns profissionais inexperientes cometem, é essencial contar com a orientação de uma empresa especializada em soluções digitais de pesquisa, a fim de saber o momento e o jeito certo de alavancar os seus produtos no mercado.

Ainda tem dúvidas ou quer outras dicas de como lançar um produto no mercado? Entre em contato com a gente e conheça hoje mesmo os serviços da Radar Pesquisas.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-