Teste de produto: conheça as melhores práticas

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Muitas vezes, o lançamento de um novo produto no mercado é precedido de apreensão por parte da empresa, já que o sucesso ou o fracasso do projeto pode influenciar decisivamente no futuro da companhia. Para combater os riscos e aumentar a probabilidade de sucesso, é essencial realizar um teste de produto.

Esse teste consiste em mapear diversos fatores com o objetivo de garantir que o produto desenvolvido atenda às demandas dos clientes. Portanto, neste post, vamos conhecer mais sobre essa ferramenta e as práticas necessárias para conduzir o projeto. Confira!

O que é teste de produto?

É uma espécie de estudo de mercado destinado a avaliar mercadorias ou serviços. As informações são coletadas por pesquisas de mercado ou até mesmo por sondagens nas redes sociais.

No caso de pesquisa de mercado, é preciso tomar cuidado para que o ambiente de teste seja o mais neutro possível. Afinal fazer teste de um novo hidratante em uma sala que tem o cheiro do restaurante vizinho vai ser extramente prejudicial para a marca. Ou às vezes o melhor local para o teste é a própria residência dos consumidores, sendo necessário portanto verificar a melhor forma de se entregar o produto e de se obter as respostas.

Esse teste deve ser realizado na fase de lançamento de um novo produto ou na concepção de uma nova identidade para um serviço já existente. Assim, é possível mensurar o potencial de aceitação no mercado junto ao público, além de realizar alterações de acordo com o feedback recebido, levando em consideração as diretrizes e o orçamento da companhia.

Quais são as melhores práticas?

Vamos conhecer, agora, algumas das ações que devem ser conduzidas para que o teste alcance um maior nível de eficácia.

Conhecimento do público

Os canais de divulgação devem ser bem explorados para que as pessoas saibam que o seu produto está sendo lançado. Algumas boas formas de alcançar o público são:

  • divulgação nas redes sociais;
  • investimento em marketing de conteúdo;
  • pesquisas em análise de marca e concorrência.

Assim, você garante que as finalidades daquele serviço ou produto serão bem compreendidas pelos usuários ou consumidores em potencial, que vão entender os benefícios proporcionados. É essencial trabalhar essas questões antes do lançamento, a fim de realizar os ajustes necessários e aumentar as chances de se obter sucesso.

Aceitação do produto

Mesmo que as pessoas entendam de forma objetiva como o seu produto se diferencia das outras soluções no mercado, é essencial descobrir o quanto ele é realmente relevante para o seu público. Com o contato direto com os consumidores, será possível saber se eles estão realmente dispostos a substituir as suas escolhas de praxe.

Desse modo, identificar a intenção de compra é o modo pelo qual você vai poder realizar projeções precisas de vendas e se você conseguirá atingir as metas de rentabilidade necessárias para cobrir os custos de fabricação e ainda gerar lucro.

Identificação de concorrência

Além de estabelecer as vantagens em relação aos competidores, é necessário saber quem são os concorrentes e a percepção geral do mercado sobre eles. Assim, é possível descobrir outros meios de se destacar, explorando funcionalidades que ainda não foram plenamente desenvolvidas.

Além disso, será possível determinar pontos de venda que ofereçam novos meios para que as pessoas tenham acesso ao seu produto. Ele pode, por exemplo, ser comercializado somente pela internet ou em pontos de venda estrategicamente escolhidos, agilizando a entrega e gerando uma maior abrangência física da marca.

É possível combinar diferentes modelos?

Todas as práticas citadas no tópico anterior operam bem em conjunto. Tudo vai depender do ramo de atuação: alguns oferecem uma competição mais acirrada, então, será necessário realizar um estudo mais minucioso dos concorrentes. Também, empresas estabelecidas e com maior credibilidade no mercado terão menos dificuldade em convencer as pessoas a conhecerem suas novas apostas.

O importante é alinhar todas essas ações para gerar informações valiosas, facilitando o desenvolvimento de uma solução que atenda o maior número possível de consumidores. Esses testes elevam significativamente as chances de aceitação e auxiliam no processo de tomada de decisão por parte dos gestores.

Percebeu como um teste de produto confere maior segurança para o lançamento? Por meio dele, é possível conhecer as necessidades e preferências dos clientes e oferecer soluções de alto nível. Além disso, você ainda desenvolve uma relação mais íntima com as pessoas, agregando valor às soluções oferecidas.

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