4 estratégias de mercado que contribuem para o posicionamento de marca

posicionamento de marca
4 minutos para ler

Para driblar a competitividade, é essencial incrementar o posicionamento de marca. Isso é feito por meio de ações que fortalecem a boa reputação do negócio junto aos clientes.

Porém, muitos gestores acabam se confundindo e adotando estratégias que se anulam ou que não surtem o efeito esperado. Pensando nisso, trouxemos quatro dicas valiosas para que seu negócio prospere. Boa leitura!

1. Conhecer o público-alvo e entender o que o negócio oferece

Para posicionar a sua marca da melhor forma possível, uma ótima medida é investir em segmentação. Isso porque a empresa deve manter um relacionamento mais próximo com os clientes para entender os seus hábitos de compra e suas preferências.

Dessa forma, será possível se comunicar com essas pessoas de forma mais precisa. Apostar em um nicho garante ao gestor um conhecimento diferenciado sobre esse público-alvo, uma alternativa mais eficiente em relação à escolha de agradar grupos muito diferentes de consumidores em potencial.

Essa aproximação pode ser feita por meio de pesquisas eficientes de mercado, o que veremos mais adiante, e com o auxílio de empresas especializadas em inteligência de marketing.

2. Desenvolver uma cultura organizacional forte

Colaboradores que se sentem bem acolhidos e encorajados a contribuir com suas próprias opiniões podem se tornar grandes divulgadores da sua marca. Toda essa interação é conquistada por meio de uma cultura organizacional sólida, que integre bem os diferentes setores. E isso também é posicionamento de marca!

Assim, é essencial transmitir todos os valores e diretrizes da companhia aos seus profissionais: princípios, políticas internas e condutas apropriadas de comportamento. Um relacionamento honesto com esses colaboradores vai ajudar a internalizar a missão e os objetivos da empresa e formar uma duradoura cultura organizacional.

3. Fazer pesquisas de mercado

Mencionamos a importância de repassar os valores e a missão da companhia de forma transparente aos colaboradores. O mesmo deve ser feito com os clientes: uma forma otimizada de conseguir transmitir a imagem da marca é por meio de uma pesquisa bem organizada de mercado.

Se a sua empresa já opera no mercado há algum tempo, os clientes já possuem uma imagem geral da sua marca, por mais que essa opinião ainda não seja tão clara. Assim, o primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado e entrevistas com essas pessoas para identificar os principais valores associados ao seu negócio.

Contudo, se a sua empresa ainda está saindo do papel, a pesquisa de mercado é um instrumento igualmente valioso. Isso porque você poderá descobrir o que o público-alvo desejado espera de uma nova organização atuando nesse segmento e, assim, realizar alguns ajustes antes de abrir as portas.

A pesquisa de mercado vai ajudar empresas de diferentes portes e segmentos a descobrirem os anseios e demandas ainda inexploradas por companhias do mesmo setor, além de contribuir para o posicionamento de marca.

4. Investir em marketing e na experiência do cliente

O marketing digital evolui continuamente e fornece diversas ferramentas dedicadas ao fortalecimento da sua marca. Uma forma de tornar a sua empresa uma referência em determinado nicho de atualização é a produção de conteúdo relevante que atraia clientes por meio das ferramentas de busca.

O marketing de conteúdo é composto pelo uso otimizado de artigos relevantes em blogs próprios e uma presença ativa nas redes sociais. Em vez de fazer propaganda direta e apelativa que afaste os consumidores em potencial, é possível oferecer artigos informativos que agreguem valor e fidelizem clientes.

Dessa forma, uma pessoa que esteja pesquisando sobre determinados componentes para construir um computador personalizado, por exemplo, vai se interessar por um artigo que aborde a qualidade e durabilidade de placas-mãe. Assim, em vez de simplesmente atulhar o seu site de anúncios diretos de placas-mãe, você pode oferecer conhecimento e construir uma reputação.

Percebeu como existem diversas formas de trabalhar o posicionamento da sua marca de forma sutil e amigável? Com a facilidade de encontrar os produtos pela internet, é necessário fidelizar clientes por meio de um relacionamento personalizado e enriquecedor.

Gostou do post e quer que mais pessoas leiam este artigo? Então, compartilhe o texto em suas redes sociais e ajude outras pessoas a dominarem o assunto!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-