Jornada do consumidor: entenda o que é e como funciona

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Entender e mapear a jornada do consumidor é essencial para fechar vendas e fidelizar novos clientes. Com esse modelo, é possível determinar ações e estratégias de acordo com cada etapa. Neste post, mostraremos cada um dos estágios e como eles funcionam.

Ao estabelecer um mapeamento do caminho que o cliente percorre das primeiras abordagens até a aquisição efetiva, você e seus colaboradores assimilam conhecimento útil e o agregam à cultura organizacional do seu negócio. Sem mais demora, vamos conhecer o conceito!

O que é a jornada do consumidor?

Esse conceito é amplamente difundido no comércio e no marketing para definir os diversos momentos que envolvem a compra de produtos e serviços. A função da jornada do consumidor é facilitar o entendimento da experiência dos clientes, desde o primeiro contato até o processo de pós-venda.

O mapeamento da jornada do cliente é útil em diversas estratégias mercadológicas. No Inbound Marketing, por exemplo, se torna mais fácil criar conteúdos específicos para cada etapa do processo de compra. Dessa forma, é possível atrair os consumidores identificados com a sua marca e realizar um número maior de conversões.

Quais são os estágios da jornada do consumidor?

Para facilitar a compreensão, vamos abordar cada um dos estágios dessa jornada. A primeira etapa é especialmente importante para atrair o olhar do consumidor.

Consciência

O primeiro momento é de aprendizado e descoberta. Isso porque o consumidor já conhece o seu negócio, mas ainda não tem uma noção mais aprofundada dos benefícios dos seus serviços. Assim, podemos dizer que sua curiosidade foi despertada, porém, ele ainda não nutre vontade ou necessidade de comprar.

É importante despertar o seu interesse por meio de conteúdos significativos em sua página. Isso gera visibilidade e faz com que as pessoas considerem seriamente a aquisição de algum produto da sua empresa.

Depois, ainda dentro da consciência, há o reconhecimento de um problema específico. Aqui, o cliente em potencial já admite que há uma necessidade que precisa ser suprida. Ele deseja conhecer mais sobre os seus serviços e como pode utilizá-los. Nesse momento, o consumidor passa a procurar avaliações de outras pessoas.

Consideração

Já na fase de consideração, a curiosidade começa a se transformar em uma possibilidade mais forte de aquisição de algum produto. Após se informar por meio das avaliações, o cliente só precisa tirar algumas dúvidas antes de fechar a compra.

Nesse momento, é hora de educar e orientar essa pessoa. Isso pode ser feito por meio do oferecimento de conteúdo relevante, personalizado de acordo com as suas necessidades. Essa etapa é importante, também, para avaliar os seus colaboradores. Se eles estiverem suficientemente capacitados, o atendimento será honesto e amistoso, esclarecendo as principais dúvidas desse contato.

Decisão

Aqui temos a etapa derradeira. O consumidor já conta com informações suficientes sobre os seus serviços e produtos para, finalmente, fechar a compra. Diante desse cenário, é hora de reforçar os seus pontos fortes e convencê-lo de que os seus benefícios superam os dos concorrentes.

Já o pós-venda envolve o acompanhamento do cliente, de forma a fidelizá-lo. É possível pedir sugestões, incluir cupons de desconto e newsletters de acordo com a natureza dos produtos adquiridos. Contar com o Big Data é essencial nesse momento, já que essa ferramenta consegue mapear os padrões de consumo.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Você deve ter percebido que grande parte do sucesso se deve ao conhecimento do mercado. Isso porque o cliente consegue encontrar empresas com apenas alguns cliques em seu próprio smartphone. Ao notar que uma determinada companhia não conseguirá suprir a sua demanda, será fácil encontrar outra.

Assim, é fundamental que a sua empresa considere uma parceria com uma organização especializada em pesquisas de mercado e análise de dados. Dessa forma, será possível combinar tecnologia de ponta e conhecimento relevante para delinear suas estratégias com mais precisão.

A Radar Pesquisas oferece ferramentas de Big Data e entrevistas em profundidade, por exemplo, para conhecer melhor o seu público-alvo. Com uso de softwares analíticos, você poderá rastrear o histórico digital de transações concluídas, monitorar o comportamento dos consumidores nas redes sociais e estabelecer padrões e tendências de consumo.

Além disso, pesquisas quantitativas e qualitativas estabelecem tendências duradouras para serem exploradas pelo seu negócio. Quer lançar um novo produto ou preencher uma lacuna no mercado? Nada melhor do que investigar as opiniões do próprio público-alvo e garantir que a jornada do consumidor resulte em rentabilidade e clientes satisfeitos.

E aí, gostou do post e se interessou pelos serviços da Radar Pesquisas? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nosso trabalho!

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