4 ferramentas de pesquisa de mercado que você precisa conhecer

ferramentas de pesquisa de mercado
4 minutos para ler

Diversas ferramentas de pesquisa de mercado presentes na internet são instrumentos valiosos para ajudá-lo a desenvolver estratégias de marketing mais precisas, além de monitorar o desempenho do seu site e as campanhas dos concorrentes.

A tecnologia é uma grande aliada para a otimização das suas pesquisas. Porém, em meio a tantas opções com nomes similares, pode ser difícil escolher a melhor opção para os seus propósitos. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que você conheça as principais opções de análise de mercado. Confira!

1. Google Adwords

Essa plataforma de análise de dados online da gigante norte-americana opera a partir da instalação de um código em sua página. A partir daí, ela passa a coletar informações sobre os visitantes e as transforma em relatórios.

Isso não tem nada a ver com espionagem ilegal: o Adwords se concentra em dados como o número de minutos que os usuários gastam em média na página, por exemplo. Dessa forma, é possível gerar relatórios personalizados e entender melhor o seu público-alvo.

Com essa compreensão, será possível mensurar os resultados de marketing e desenvolver estratégias mais aprofundadas de pesquisa junto aos seus clientes. O Adwords proporciona o acompanhamento de diversas informações sobre o seu domínio, como o volume geral das visitas, canais de origem e até mesmo as conversões realizadas.

Ao reunir esses dados, será possível incrementar o desenvolvimento de personas — perfis destinados a representar um nicho especial de consumidores e utilizados para otimizar as ações de marketing.

2. SEMrush

De modo geral, podemos conceituar SEMrush como uma suíte de ferramentas de marketing online destinada a fornecer dados de natureza diversa sobre os seus competidores.

E quão diverso isso seria? Bom, o SEMrush oferece dados valiosos com o objetivo de mensurar o desempenho da sua página em pesquisas orgânicas e até mesmo informações sobre campanhas dos concorrentes, além do gerenciamento de estratégias mais complexas de marketing.

Como se não bastasse, o SEMrush ainda opera com recursos que possibilitam a otimização do website para as melhores performances relacionadas à busca, como auditoria in loco, confronto de palavras-chave e rastreamento de posição geral.

3. Google Trends

Entre as ferramentas de pesquisa de mercado, essa é uma espécie de registro de tendências de pesquisa, que mapeia as palavras-chave mais buscadas para gerar gráficos intuitivos. Trata-se, basicamente, de uma funcionalidade que demonstra padrões de procura de determinados termos em um período específico.

Dessa forma, ao contrário de outras ferramentas conhecidas, como o Google Analytics, o Trends se concentra nas tendências de pesquisa, e não necessariamente em números. Porém, ele opera com uma pontuação simples para facilitar o seu trabalho, que vai de 0 a 100: quanto maior o valor, mais elevada a quantidade de buscas de palavras-chave.

4. Power BI

Aqui, temos o envolvimento de outra gigante conhecida do mundo da tecnologia: a Microsoft. O Power BI se destaca por fornecer a integração otimizada de diferentes arquivos e fontes de dados, incluindo fontes tão diversas quanto redes sociais e planilhas de Excel. A ferramenta proporciona o desenvolvimento de dashboards personalizados e relatórios detalhados em poucos minutos.

Além disso, é possível explorar e analisar os dados, seja em redes locais ou na nuvem. Os painéis do Power BI proporcionam aos analistas uma visualização privilegiada dos projetos e da performance do negócio como um todo, além do acompanhamento em tempo real e a possibilidade de acesso por meio de dispositivos móveis.

Como podemos ver, há um amplo leque de possibilidades para aqueles que desejam contar com ferramentas de pesquisa de mercado. Com esses instrumentos, é possível gerar relatórios simples, como a quantidade de visitas à página do negócio, até análises mais complexas e detalhadas.

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