Entrevista em profundidade e Big Data Analytics: conheça os impactos de adotá-los

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Existem soluções que podem fornecer dados valiosos para o seu negócio, como adotar entrevista em profundidade e empregar Big Data Analytics.

A primeira busca uma relação pessoal, com maior liberdade para expor opiniões por parte do entrevistado. O foco é analisar o aspecto qualitativo da interação, com maior ênfase em pontos subjetivos. Para tanto, ouve-se experiências, crenças e valores que permitem entender melhor a situação do entrevistado em relação ao tema pesquisado.

Já uma ferramenta de Big Data Analytics possibilita examinar uma gigantesca quantidade de dados para encontrar padrões, tendências, tipos de comportamentos de consumidores, entre outras informações úteis para o negócio.

A união das duas estratégias proporciona o enriquecimento qualitativo de dados, a contextualização deles e o entendimento sobre como se refletem no mercado. Além disso, há outros pontos positivos de adotar essas estratégias. Confira alguns dos principais adiante!

Maior embasamento para tomada de decisões

A entrevista com foco qualitativo proporciona insights profundos sobre os consumidores, desempenhando um papel adicional sobre os dados obtidos na pesquisa quantitativa — que é aprimorada por Big Data Analytics.

A interação entre entrevistador e entrevistado permite entender as motivações subjetivas que geraram determinados eventos, como tendências ou reações a um produto/serviço. Ao compreender o “porquê” de algo, é possível tomar decisões com maior embasamento.

Identificação de padrões

Uma solução de Big Data consegue processar dados de diferentes canais, tanto internos (sistemas empresariais, históricos de interação com consumidores, bancos de dados) quanto externos (formulários de pesquisas, e-mails, redes sociais etc.). Graças a isso, é possível identificar padrões de consumo que podem orientar a empresa sobre o que fazer para atendê-los.

A entrevista em profundidade, por sua vez, contribui para entendê-los melhor. Por exemplo, uma tendência de comportamento apontada por Big Data Analytics pode ter suas causas/consequências identificadas mais facilmente, caso a ferramenta seja acompanhada de uma pesquisa qualitativa aplicada com o público que manifesta esse comportamento.

Saber o que motivou cada cliente a apresentar determinadas atitudes permite agregar o fator “humano” aos dados identificados.

Análise de concorrência

A realização de benchmarking é potencializada com a integração entre Big Data Analytics e entrevista em profundidade. Com a primeira solução, é possível analisar dados de redes sociais e de outras fontes da concorrência.

Enquanto que a aplicação de pesquisas com o público gera informações sobre como as pessoas se sentem em relação aos concorrentes da empresa. Dessa forma, avalia-se a percepção e a visão delas sobre outras organizações.

Acesso a dados estratégicos

Uma análise de Big Data Analytics pode resultar em dados úteis e organizados, mas que não contam com um contexto para que sejam trabalhados da melhor forma. Por outro lado, dados não estruturados, coletados de forma qualitativa, podem ajudar a entender a conjuntura, significado e causa. Basicamente, transformam o conteúdo quantificado em informação valiosa e estratégica.

Otimização de processos

A coleta, a mineração e o processamento de dados possibilitados pelo Big Data Analytics geram resultados mais objetivos para processos de análise de informações e de tomada de decisão.

Já a entrevista em profundidade é capaz de otimizá-los, permitindo a captação de informações “não mencionadas” pelos participantes. Por exemplo, ao analisar expressões faciais e corporais durante conversas, mudanças de tom de voz e outras nuances que complementam ou até contrapõem os dados coletados. É possível ter uma compreensão mais ampla do consumidor.

Unir entrevista em profundidade e Big Data Analytics pode melhorar a qualidade das informações usadas pelos gestores para realizarem suas escolhas no ambiente organizacional. Também permite que a empresa mapeie tendências e padrões de forma mais precisa, além de conseguir estabelecer estratégias com maior embasamento.

Quer se aprofundar mais sobre essas duas soluções? Entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudar você nesse objetivo!

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