Comunidades online: saiba como funciona esse método de pesquisa

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As pesquisas de mercado antigas exigiam a presença de um ou mais consumidores em potencial no mesmo local. Muitas delas acabavam sendo desmarcadas por atrasos e conflitos de agenda. A boa notícia é que o deslocamento não é mais obrigatório para realizar o seu estudo, pois as pesquisas realizadas em comunidades online são um eficiente meio para mapear e agradar os seus clientes.

Além disso, é possível colher respostas mais completas, já que cada indivíduo terá um tempo adequado para pensar e desenvolver o seu raciocínio, ao contrário das pesquisas presenciais, mais imediatistas. Mas como desenvolver pesquisas online de forma adequada?

Pensando na resposta, preparamos este artigo especial para que você conheça os diferentes modelos que compõem esse método de pesquisa e seus benefícios. Acompanhe!

Pesquisas realizadas por meio de comunidades online

Entrevista em profundidade

A entrevista em profundidade é um modelo consolidado no mercado, geralmente associada à pesquisa qualitativa, em que cada participante é incentivado a discutir suas motivações, demandas e preferências em relação a determinados tópicos de interesse da empresa.

Por ser um estudo mais direto, ela costuma ser aplicada de maneira individual. Desse modo, é um modelo perfeito para ser realizado de forma online, já que é possível enviar as perguntas por e-mail ou em um fórum do seu negócio.

Discussão em grupo (focus group)

Os grupos de discussão constituem uma das técnicas mais antigas e recorrentes quando falamos de pesquisas qualitativas. Basicamente, a versão tradicional conta com uma reunião de 6 a 10 pessoas com características em comum.

Assim, é possível reunir um grupo de pessoas que se interessam por computadores de alto desempenho ou equipamentos de culinária, por exemplo. Um moderador é responsável por organizar e estimular o bate-papo, propondo tópicos e realizando intervenções discretas, de modo a direcionar o assunto para os interesses do estudo.

O interessante é que esse tipo de pesquisa não exige uma reunião presencial. Em inglês, já temos até mesmo a popularização do termo online focus group. Nesses grupos, as pessoas que integram um determinado público-alvo são incentivadas a interagir por meio de e-mail, chats e listas de discussão.

Vantagens dos métodos

Algo especialmente interessante sobre entrevistas em profundidade é a possibilidade de coletar respostas individuais e reunir opiniões mais diversas. Será um exercício estimulante cruzar padrões e estabelecer tendências de acordo com o resultado recolhido sem a influência de vozes mais ativas — como acontece em questionamentos em grupo.

Já as discussões em grupo ajudarão o gestor a estabelecer padrões de acordo com aquilo que for mais citado pelas pessoas reunidas. Desse modo, ele poderá traçar estratégias de acordo com opiniões convergentes, o que aumenta as chances de que o novo produto ou serviço sejam bem-sucedido.

Os dois modelos de pesquisas de comunidades online são valiosos para observar outros fatores, como o vocabulário comum dos entrevistados, faixas etárias adequadas, motivações para fechar compras, entre os outros.

Fonte de informações relevantes

O blog da Radar Pesquisas é a fonte mais completa sobre pesquisas de mercado. Isso porque o site reúne conteúdos dedicados a destrinchar diferentes tipos de estudos. Basta dar uma olhada em alguns dos textos já publicados: há conteúdo útil sobre entrevistas em profundidade, ferramentas analíticas e um guia completo para lançamento de produto, por exemplo.

Além disso, a Radar Pesquisas não negligencia o papel fundamental da tecnologia nos estudos de mercado. Ferramentas de Big Data e Business Intelligence estão entre as soluções digitais mais utilizadas para segmentar consumidores, construir personas e definir um público-alvo com mais precisão.

Assim, o blog busca trazer conhecimento relevante sobre pesquisas com as últimas tendências possibilitadas pela transformação digital. Como pudemos ver no post, as comunidades online são um bom exemplo sobre a junção dos estudos aprofundados de mercado com o potencial ilimitado das novas tecnologias.

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